quinta-feira, 31 de maio de 2007

CALOR

Oo homem disse

a propósito de Mercado

ser a situação actual

bastante introgessiva

nem o homem sabe

seguramente o que dizia

nem eu sei

nem nunca saberei

o que é

introgressivo

a palavra contudo

me parece clara

e me agrada

e a sinto perfeitamente adaptada

ao tempo que faz hoje:

mais de quarenta graus de temperatura

o sol a reluzir no céu

como no guiador cromado

da nossa

primeira bicicleta

os pássaros calaram-se nos galhos

sombreados dos freixos e dos choupos

nas oliveiras cinzentas

nem as cigarras cantam

como se o calor

lhes tivesse impiedosamente

derretido as asas

procuro nos poetas gregos:

Arquílogo de Paros

Ìbico de Régio

em Safos natural de Lesbos

a palavra exacta

que defina

este insuportável

desarranjo meteorológico

posso associá-lo

vagamente a Vulcano

ou à fusão do átomo

ao efeito de estufa

nada porém que me diga tanto

como o insuspeitado introgressivo

do homem

a propósito de

Mercado

sendo que

não poder sair à Rua

é um estado

indiscutívelmente introgressivo

não me resta outra saida

que não seja:

despir a alma

e pendurá-la num cabide

onde corra

um mínimo de aragem

e deixá-la assim a abanar

inflada como vela de pequeno barco

T-shirt de Ulisses

que o conduzisse

de regresso

a Ítaca

é penosa

a estação e tudo

esmorece com o calor

disse Alceu de Mitilene

há pelo menos

dois mil

e setecentos anos

isto

pelo facto simples

de não ter sido ainda

a propósito de Mercado

criado o inefável

vocábulo

INTRO

GRESSIVO

Nenhum comentário: