terça-feira, 11 de setembro de 2007

INSTRUÇÕES PRIMÁRIAS
Mc (CANN = DONALD)
1 - Pelo que me toca – princípio e fim da saga
2 – BIO-Adversidade: do casal de corujas residente resta só a fêmea. O macho electrocutou-Se no
posto (poste?) de transformação. Terá deixado descendência?
3 – Cada vez menos leitores de “instruções primárias”. De 20-30 diários – com picos de 40 e mais -
desceu para os 20, situando-se nos últimos 2 dias pouco acima dos 10.
2-3 visitas minhas + outras tantas do editor Fernando, deve haver agora não mais de 4-5 maduros
que se perdem com as minhas minudências
4 – Vou ter que telefonar ( e vai ser agora mesmo) para o Parque Biológico de Gaia – para me
informar de como posso adquirir um casal de esquilos. O engenheiro não estava, ficaram de ligarme
logo que o senhor esteja acessível. E falar depois com o presidente da Câmara de Arraiolos, para
saber da sua receptividade a instalar/cuidar/acarinhar um casal destes excêntricos
roedores/trepadores – nos bonitos espaços ajardinados da recuperada Vila. Para gáudio dos miúdos
que ainda vão (cada vez menos, pelas estatísticas) nascendo por aqui. A Câmara de Évora já vi que
não. Terá, com segurança, motivos bem mais interessantes com que se preocupar.
2 – 1 – Quando os operários da EDP se deslocaram para remover a coruja carbonizada -de cujo
acidente resultou um apagão doméstico e uma sementeira de pequenos focos de incêndio numa
circunferência de uns dez metros de diâmetro (sem expansão porque o terreno à volta estava limpo),
trocámos impressões: é muito frequente agora: corujas, cegonhas, águias, corvos....
É fácil admitir que muitos incêndios florestais tenham origem nesta causa tecnicamente superável.
Ocorreu-me de imediato um pequeno equipamento produtor/emissor de ultra-sons, anunciado nas
Revistas agrícolas para afugentar frequentadores indesejados. Barato, seguramente, e, quem sabe,
não minimizaria o problema! Gesto habitual: telefonema para a EDP – saber e-mail, Exmos
Senhores...etc...etc...não contribuiria para resolver o problema....?
Resposta da EDP – seguramente mais preocupada com eventuais curto-circuitos na Bolsa, onde a
Empresa está cotada: ZERO !
Não será por aí que se acabam nem os incêndios nem as Corujas – pensarão os cérebros da LUZ.
5 – Quer experimentar comigo?
No campo alimentar, tenho duas ou três experiências- muito divulgadas na altura – comercializadas
hoje, acessíveis portanto a quem pretenda adquiri-las:
a) – aspersor, tipo spray doméstico – para aplicar vinagre nas saladas. Contactei empresas
produtoras do produto vínico, que não se dignaram sequer acusar recepção.
b) – cebola embalada – picada ou em rodelas – pronta a ser utilizada na cozinha. Restaurantes,
Cantinas...é difícil imaginar os benefícios????
Experiência em curso – por que não experimentar comigo?:
Constatação: batata cozida, com casca, sobrou da refeição, abandonada junto ao lava-loiças durante
uma semana. Estado perfeito, “polpa” branca, como se acabada de cozer.
1º. passo da experiência- para fazer aí em casa: Cozer, com casca, depois de bem lavadas, as batatas
que julgue suficientes para uma semana. Utilizar, de imediato, as que necessite para a refeição do
dia; guardar as outras (metade no congelador, outra metade no compartimento dos produtos frescos,
o que utiliza para os legumes, para o pão, para os produtos de consumo diário).
A minha hipótese- a partir da constatação acidental: Durante um mês, sempre que pretenda utilizar
batatas nas minhas refeições – é só tirá-las do frigorífico, aquecê-las no micro-ondas e juntar-lhes o
com que pretenda acompanhá-las: uma lata de conservas; uma posta de pescada ou bacalhau...
Meti ontem as minhas no frigorífico. Claro que todos os dias espreito. Mas só vou testar a sério ao
fim de um mês. Dez de Outubro!
Até, quem sabe, não terei já feito exame de condução!
Ainda a sério! Se encontrasse no seu Supermercado, devidamente embaladas, batatas pré-cozidas,
de chegar a casa e aquecer no micro-ondas – comprava ou não comprava? E quantas toneladas
diárias seriam necessárias para abastecer só o mercado de Lisboa?
Já experimentou o recém-nascido arroz pré-cozinhado?
Meta-se no negócio, homem – depois de se certificar de que a coisa funciona! Antes que as
multinacionais o agarrem – como o da cebola picadinha, pronta a refogar, ou spray para aplicar
vinagre nas saladas.
Cá por mim, só espero que tenha a lembrança de me contemplar com uma embalagem que dê para
uma semanita.
Bom abraço – já meio outonal – para o meu amigo. E beijinhos ao resto da família

Nenhum comentário: