segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Sem título

Não sei se todas as biografias são tão generosas quanto esta – que o meu amigo Francisco Fonseca
se dignou escrever sobre a minha modesta pessoa.
Aproveitando o ensejo das Festas de Nossa Senhora da Consolação, na sua Freguesia, dignou-se
prendar-me com as magníficas Décimas biobliográficas que passo a pôr à Vossa disposição:
sou da Terra da ciência
mas cientista não sou
e enquanto eu aqui estou
peço que tenham paciência
usem a Vossa inteligência
prestem todos atenção
sintam bem a vibração
do prazer de eu aqui estar
nas Festas a participar
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
com vista a que o bem se instale
já muito mal se tem feito
não daria mais proveito
tentar melhorar o mal?
Se o abjectivo ideal
é não cair na tentação
manter a mesma opinião
daqueles que fazem bem
sem nunca olharem a quem
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
António Saias engenheiro
cronista da nossa Praça
demonstrando a sua raça
de cultura é um viveiro
ele sabe ser o primeiro
tem natural aptidão
e faz jus à narração
de factos ora vividos
que bem merecem ser lidos
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
Trabalhou em agricultura
em tempos que já passados
merecem ser recordados
fora de toda amargura
para quem naquela altura
adorava a profissão
estabelece a relação
entre o Jornal e os leitores
estes são os seus amores
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
Em prosa conta uma história
em quadras a faz rimar
aquilo que quer contar
aviva a nossa memória
como a guarda de Pretória
enfrenta a rebelião
aqui ou em Istambul
escreve no Diário do Sul
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
Vamos participar na Festa
com Chave d´Ouro a tocar
a malta toda a dançar
escorre o suor pela testa
se não for assim não presta
fica pra trás a emoção
já todos pra bailação
pra nos poder divertir
os mais novos a curtir
SENHORA DA CONSOLAÇÃO
E pronto, é assim! Para mal dos meus pecados estou impedido de conduzir. Isso não me permitiu
partilhar com o Francisco Fonseca o bom momento de poesia que levou a igrejinhenses e forasteiros
que se deslocaram à consagrada noite das Décimas – à porta da Igreja.
Espero que ele já me tenha desculpado

Nenhum comentário: