quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Exmos senhores

68 anos de idade, sem carta de condução desde Maio – porque não me lembrei que tinha fazer
renovação do documento aos 65 anos. Já disse que considero uma imperdoável lacuna, em
plena época informática, que cada Direcção (regional) de Viação não faça chegar junto dos
utentes, em tempo útil, a informação de que a validade da sua carta de condução vai terminar.
Punir este esquecimento com a apreensão da carta e a obrigação de fazer exame de condução
de novo é no mínimo CRUEL. Para não lhe chamar um acto de TORTURA.
Vivo, sozinho, num Monte, no Alentejo. Aos 68 anos de idade – o transporte automóvel é parte
integrante, mesmo elementar, da minha autonomia. Não há transportes públicos que permitam
deslocar-me a Arraiolos ou à Igrejinha, fazer as compras necessárias à minha subsistência.
Para não falar da probabilidade elevada de necessitar, aos 68 anos, de uma deslocação
urgente por questões ligadas ao foro de saúde.
CONSEGUI LIBERTAR-ME de um discutível exame de Código (reprovam 70-80% dos
examinandos) no dia 2 do presente mês.
Conduzo desde os 18 anos – sem acidentes graves, sem infracções que não seja esquecerme,
de 5 em 5 anos, que tenho que actualizar o maldito documento.
Julgava-me então, desde esse já distante dia 2, que estaria para breve o fim deste verdadeiro
SACRIFÍCIO. Acabo de telefonar para DGV de Évora, e de ser informado de que: ah, sabe, há
falta de examinadores…..estamos agora com um atraso nos exames de cerca de SETE
SEMANAS…..
Exmos senhores:
Isto significa que, mesmo que eu tenha a sorte de passar à primeira vez, vou ter que Esperar
aqui no Monte ainda mais Dois Meses para reaver a minha carta de condução?
Adoro, desde a primeira leitura, o nosso Nobel Saramago. E as suas recentes declarações
públicas sobre a inevitabilidade de nos juntarmos aos espanhóis não deixou de me surpreender
e até chocar!
Tenho o maior respeito pelos Hino e Bandeira Nacional; pelas Maria da Fonte e Padeira de
Aljubarrota; a maior admiração pelos actos heróicos de D. Afonso Henriques e Nuno Álvares
Pereira; pela ousadia e espírito de aventura de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral….
Mas olhem que essa tal de IBÉRIA – já entrevista pelo Nobel em Jangada de Pedra – começa a
não me desagradar de todo…
Um atraso nos exames de cerca de SETE SEMANAS……
Melhores cumprimentos
António Saias

Um comentário:

JR disse...

Caro António
Faça como eu! Dedique-se à pesca! Para isso ainda lhe posso arranjar boleia, de vez em quando!
Como alternativa, mande o Sócrates tirar a carta, ou outra coisa que lhe ocorra!
Abraço