segunda-feira, 4 de junho de 2007

POEMA PARA ILUSTRAR EM CASA

Olha, Daisy

(perdoa, tentei tudo:

Rita, Eva, Amélia, Margarida

Lucy de Lucília – nada joga certo como Daisy )

Está um calor aqui no Alentejo

Neste magrebino Junho

Que me sinto grelhar

Por um Sol inclemente

Sinto-me num forno de lenha em plena combustão

Num microondas à máxima potência

Num ferro-de-engomar com o botão do termóstato

Rodado todo à minha mão direita

Já fechei janelas e postigos

Que vertem directamente para a Rua

Já corri cortinas

Baixei estores

Já vedei frinchas das portas

Com os clássicos chouriços virtuais – de serradura

E olha, Daisy,

Nem assim me liberto

Deste insustentável

Pinatubo

O calor perturba, Daisy,

Com pouca coisa pode levar-nos a uma pontinha de loucura

Sei que não adianta nada o que fui fazer agora:

Fechar à chave

As portas todas

Que atiram para a Rua

Nenhum comentário: